Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), a produção de peixes no Brasil cresceu 5,93% em 2020, a 802,3 mil toneladas, o segundo melhor desempenho desde 2014.
A explicação para isso se dá no aumento do consumo interno de peixes, que cresceu a partir do segundo semestre do ano passado. Ainda segundo o levantamento, o resultado poderia ser bem maior, caso o dólar não tivesse se valorizado tanto frente ao real em virtude da pandemia.
Ao longo do blog, iremos mostrar alguns dos fatores que levaram a este sucesso.
Consumo consistente
Segundo o mesmo estudo da Peixe BR, com mais pessoas consumindo peixes, o setor de pescados se empenhou em ofertar mais produtos. Deste modo, ainda que tenham acumulado certo prejuízo no primeiro semestre, foi possível recuperá-lo e fechar o balanço do ano no azul.
Outra questão que pode ser levantada é o fato de que muitas pessoas passaram a se interessar por gastronomia ao passarem mais tempo em casa. A experimentação de novos pratos pode ter alavancado o interesse pelos peixes e suas diferentes formas de preparo.
Investimento na produção
O Brasil possui imenso potencial para a produção de pescados. Aqui na Zaltana, por exemplo, buscamos os equipamentos mais modernos do mercado, além de investirmos no treinamento de toda a equipe.
Outro ponto que merece ser ressaltado é o cuidado com a matéria-prima, já que o peixe precisa ser armazenado com cuidado para que chegue à mesa dos brasileiros com toda qualidade.
Benefícios de introduzir os pescados na rotina alimentar
Em um momento onde falamos tanto de saúde, é normal um maior interesse por uma alimentação mais saudável e equilibrada. Neste sentido, os peixes são grandes aliados, pois seu consumo traz uma série de benefícios para o organismo, tais como:
- Fornecer mais proteínas: essenciais para a manutenção da massa muscular, além de contribuir para renovar a pele e reforçar o sistema imunológico;
- Prevenção de doenças cardiovasculares: peixes fornecem gorduras que fazem bem ao coração, uma vez que são ótimas fontes de ômega 3;
- Vitamina D: o consumo de peixes é uma ótima maneira de absorver vitamina D, vital para a saúde da nossa pele, além de contribuir para prevenir problemas como a diabetes.
- Saúde das articulações: o ômega 3 presente nos peixes também contribui para articulações, prevenindo problemas como artrite, artrose e outras dores musculares.
Conclusão
Consumir peixes faz bem para a saúde e para toda uma cadeia de produção que trabalha todos os dias para oferecer qualidade à mesa dos brasileiros. Números como os levantados pela pesquisa da Peixe BR demonstram que estamos no caminho certo.
Sobre a Zaltana Pescados
A Zaltana adquire, industrializa e comercializa pescados no mercado nacional desde 2013, com foco na excelência e no respeito aos clientes e parceiros lojistas. Para saber como ter nossos produtos no seu estabelecimento, clique aqui.